BPC/LOAS para pessoas com Autismo

Advogado Previdenciário

O BPC/LOAS é um benefício que garante 1 salário-mínimo mensal para pessoas com autismo. Dentro do escopo legal, o autismo é classificado como deficiência, o que permite que pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) sejam elegíveis para este benefício assistencial.

Os requisitos para obter o BPC/LOAS para autistas são:

  • 🗹 Não ter condições de trabalhar ou sustentar-se;
  • 🗹 Ser  pessoa com deficiência (incluindo autismo);
  • 🗹 Viver em situação de pobreza ou necessidade.


Qualquer deficiência pode ser considerada (física, sensorial, intelectual, social ou de adaptação). Essa condição é analisada por meio de documentação médica.

Na análise de renda, são excluídos os valores do Bolsa-Família, Auxílio-Brasil, estágios e qualquer outro benefício do INSS de até um salário-mínimo.

Importante ressaltar que uma inscrição correta e atualizada no Cadastro Único é fundamental. Caso contrário, a divergência nos dados pode levar à negação do benefício.

O BPC/LOAS, contudo, não inclui direito ao 13° ou pensão por morte. Se a pessoa com autismo já recebe qualquer outro benefício do INSS (como aposentadoria ou pensão), ela não será elegível para o BPC/LOAS.

Lutando pelos direitos do seu filho autista?

Estamos aqui para ajudar. Se precisar de auxílio, você pode entrar em contato para saber mais sobre como podemos garantir um tratamento adequado e que os direitos do seu filho sejam respeitados e proporcionar-lhes um futuro mais seguro e próspero.

Perguntas frequentes

Desde o começo de 2.020 nós migramos o escritório para o meio digital. A Terencio Advocacia conta com a tecnologia para permitir o atendimento ao cliente de forma digital em qualquer lugar do país (videoconferência e ligações). A assinatura dos documentos também é feita pelo meio digital com total segurança. Possuímos espaços físicos para alguns casos mais complexos, porém com o avanço da tecnologia, cada vez mais clientes preferem o contato totalmente digital. E nós estamos preparados para isso!

Sim, através do Portal do Tribunal de Justiça.

Não tem como prever um tempo exato. Normalmente a demora do processo depende da Vara que cair (algumas são mais rápidas que outras), bem como da postura da parte contrária, ou seja, se ela vai apresentar defesa e posteriormente recurso de apelação, ou se vai reconhecer o erro e propor um acordo. No entanto, atualmente, os processos são digitais, tornando-os bem mais rápidos do que os processos antigos (que eram físicos).

Como podemos te ajudar?

Entre em contato conosco e fale com um de nossos especialistas no Whatsapp.